quinta-feira, outubro 12, 2006

Um cheirinho de moções

Nos dias 10, 11 e 12 de Novembro vai realizar-se o XV Congresso Nacional do Partido Socialista e já se conhecem as 3 Moções Políticas de Orientação Global.
A Moção A tem como primeiro subscritor José Sócrates e intitula-se O Rumo do PS: Modernizar Portugal, a Moção B tem como primeiro subscritor Fonseca Ferreira e intitula-se PS: As Pessoas no Centro das Políticas e a Moção C tem como primeiros subscritores Helena Roseta e José Leitão e intitula-se Solidariedade e Cidadania.
Por ordem inversa à apresentada, ao que parece a “moção alegrista”, entre outros assuntos, vai voltar a bater na mesma tecla ao vir discutir em Congresso a corrida de Alegre às eleições presidenciais. Outra vez?
A moção apresentada por Fonseca Ferreira alerta para o facto do Estado Social ameaçar arrastar a ideia e a prática do socialismo para um beco sem saída. Refere que o PS tem de promover uma refundação ideológica e menciona uma grande preocupação com o desemprego.
Last but not the least, a Moção do nosso PM apresenta desde logo como principal prioridade do PS merecer a confiança dos portugueses, apresentando ainda os princípios para uma dinâmica reformista para modernizar Portugal, os principais objectivos políticos para os próximos dois anos e as propostas para a modernização do PS. O Professor Marcelo Rebelo de Sousa achou-a "pobrezinha, muito pobrezinha”, mas ainda bem que frisou “…o que pude ler da moção…”. É porque não leu tudo, e se calhar ainda pode mudar de opinião, ou talvez não, quem sabe?!
Mas parece-me que ainda vou ter muito que escrever sobre este assunto. Isto hoje foi só um cheirinho!
Não escrevo mais hoje porque ainda tenho muito que ler.

Sem comentários: