sexta-feira, outubro 27, 2006

Reeleição do Eng.º José Socrates


Hoje, dia 27 e amanhã dia 28 de Outubro, o Secretário-geral do PS, que também é o Primeiro-ministro de Portugal, vai a votos com vista à sua reeleição como líder dos Socialistas Portugueses. No meu caso e, como militante que sou do PS, irei votar favoravelmente à reeleição do Eng.º José Sócrates, mas e, aproveitando a altura e antecipando o anuncio sobre o traçado e paragens do nosso RAV (TGV português), não poderei de deixar de exprimir uma opinião pessoal que tenho sobre esta obra e, uma outra de grande envergadura, que é o aeroporto da Ota.
Na minha modesta opinião e, em relação ao TGV, penso ser perfeitamente despropositado a construção de uma linha Lisboa – Porto (um traçado de cerca de 300 Km), que irá ter pelo menos duas paragens (Ota e Coimbra B), o que resulta num tempo de ligação com poucos ganhos de tempo (em relação à actual duração da viagem num comboio Alfa Pendular), e um custo que não deve fugir muito ao de uma viagem de avião no mesmo trajecto. Pergunta: Quem irá fazer esta viagem, com esta duração e com um custo elevado?
Já agora o Alfa Pendular poderá fazer a ligação em menos de duas horas e meia!
Em relação à ligação, também em TGV, Lisboa Madrid não tenho opinião formada, mas paragens em Elvas e Évora parece-me demasiado.
O aeroporto da Ota é outra obra que nos vai levar muitos milhões e que me parece ser no mimino uma escolha dúbia, se não vejamos: O local é rodeado de uma serra com cerca de 600 metros de altura, o que resulta no seguinte: impossibilidade de expansão futura e do uso de instrumentos de apoio à descolagem e aterragem em perfeitas condições de segurança sobre quaisquer tipo de condições atmosféricas; Se em Rio Frio teriam de ir abaixo uma quantidade significativa de sobreiros, na Ota a movimentação de terras é de uma grandeza tal que nem a conseguimos idealizar no nosso imaginário; Para terminar e passando por cima de muitos outros aspectos gostaria de transcrever uma frase de um especialista internacional – “… nunca vi ninguém, em qualquer parte do mundo, realizar um investimento desta grandeza em leito de cheia!”.
A melhor das felicidades ao Eng.º José Sócrates no desempenho das suas funções, quer a de Primeiro-ministro, que a de Secretário-geral do PS, mas atenção à forma como gasta o nosso dinheiro, porque ainda vamos a tempo de alterar os projectos e, não se esqueça que é mais fácil e barato fazer alterações no papel!

Sem comentários: