domingo, setembro 17, 2006

Violência Doméstica


Sabia que 1 em cada 3 mulheres é vítima de violência doméstica?
Sabia que, segundo os dados de 2004 do Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica, 97,7% das vítimas que recorreram a este Serviço é do sexo feminino, e que 96,4% dos agressores é do sexo masculino?
Sabia que em 71,6% das situações, o autor da agressão é o cônjuge e em 16,0% dos casos é o companheiro?
Sabia que 88,8% das chamadas atendidas por este Serviço foram relacionadas com violência física/psicológica (o crime de maus tratos), 7,0% eram relacionadas com violência psicológica (ameaças e chantagem, humilhações e difamações, perseguição, falta de cumprimento de assistência, criação de situações que levam ao isolamento da vítima) e 0,52% relacionadas com violência sexual?
Sabia que, ouvi dizer que muitas Mulheres não têm consciência que são vítimas de violência psicológica e sexual, culpabilizando-se?
Sabia que a profissão desempenhada pela maioria das vítimas encontra-se no grupo das/os trabalhadoras/es não qualificados, seguindo-se o grupo do pessoal dos serviços e vendedoras/es, sendo o terceiro lugar ocupado pelo pessoal administrativo e similares?
Sabia que a profissão desempenhada pela maioria dos agressores situa-se também no grupo das/os trabalhadoras/es não qualificados, seguindo-se os grupos dos Operários, Artífices e Trabalhadores Similares e Desempregados?
Sabia que 20,9% dos agressores é dependente de álcool, seguindo-se a dependência de estupefacientes e do jogo?
Sabia que a maioria das chamadas atendidas por este Serviço é proveniente da região da Estremadura, com grande destaque para a zona de Lisboa, seguindo-se a região do Douro Litoral, onde se enquadra a zona metropolitana do Porto?
Sabia que 65,3% das vítimas efectuou queixa/denúncia e que 27,0% das vítimas acabariam por desistir do processo?
Sabia que 89,1% dos casos são actos continuados de violência e que 10,9% são casos pontuais?
Sabia que o número de telefone gratuito do Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica é o 800 202 148?


Fontes: www.cidm.pt e www.drealentejo.pt

2 comentários:

Maria Papoila disse...

E quando é que as mulheres começam a dar porrada nos homens que as agridem? Isso é que era!

cs disse...

Nesse caso ambos necessitavam de ajuda, e a mim até me parece que isso acontece em alguns casos, o que só leva a situações ainda mais difíceis... e ás vezes dramáticas, até!