quinta-feira, setembro 14, 2006

Ciclistas

Não posso só falar daquilo que considero errado ou menos bem no mundo e na sociedade. Há que falar também daquilo que vejo e me espanta e surpreende, por um lado, mas que me entristece por outro. Entristece-me o facto destas fotografias não terem sido tiradas em Grândola. No centro de Grândola, leia-se, não estou a falar em arredores.

Parece-me a mim que se Grândola apostasse em algo deste género conseguiríamos ver menos carros a circular nas ruas, conseguiríamos ter Grândola mais amiga do ambiente, conseguiríamos ter Grândola ainda mais amiga do desporto e conseguiríamos fomentar mais o hábito de andar de bicicleta de forma segura e, por conseguinte, fomentar hábitos de vida mais saudáveis.

Para além disto, aqueles que gostam de praticar este desporto, sentir-se-iam mais à vontade para o fazer no centro de Grândola.
Ao que me parece não custa quase nada. É só medir uns centímetros do lado direito de cada faixa de rodagem, pintar umas linhas descontínuas que separem a circulação de bicicletas dos automóveis, e pintar uma bicicleta no chão. Fácil não é? Bastava apenas em algumas ruas da vila. As principais por exemplo, e só para começar.

Observem as fotografias, e vejam bem que, para além de outros sinais de trânsito, até existem indicações para os ciclistas relativamente ao número de quilómetros de distância a que determinada localidade fica. Fantástico! Desafio os ciclistas de Grândola a apresentar um requerimento ao Sr. Presidente da Câmara Municipal a sugerir algo deste género. Também nos cabe a nós sugerir!!










2 comentários:

Anónimo disse...

Penso não ser dificil por parte da autarquia, realizar esta iniciativa.

Maria Papoila disse...

Apoiado! Vamos fazer uma petição! Vamos transformar Grândola numa Holanda Ibérica!