quarta-feira, setembro 20, 2006

Mais atitudes e pensamentos ecologicos precisam-se!


Nove anos após a assinatura do Protocolo de Kioto (11 de Dezembro de 1997), que prevê que as emissões dos gases do efeito estufa nos países industrializados, no imediato (período de 2008 até 2012), terão de ser no mínimo 5% menores que em 1990 e, que prevê ainda (caso seja implementado com sucesso), uma redução da temperatura do planeta entre 0,02º e 0,28º Celsius até 2050, um ministério do nosso governo teve finalmente a ideia de adquirir um viatura ecológica. Esta ideia que só peca por tardia, veio do secretário de estado do ambiente, Humberto Rosa. O seu gabinete necessitava de uma viatura oficial e houve a feliz ideia de adquirir um Honda Civic Hybrid, veiculo que alia ao motor de combustão a gasolina um motor eléctrico, em circuito urbano este veículo funciona quase exclusivamente com o motor eléctrico, em estrada funciona com o motor de combustão e carrega as baterias eléctricas.
Meus amigos, penso que está na hora de mais ministérios, gabinetes, institutos, empresas, particulares, em suma todos nós adoptarmos uma atitude e pensamento mais ecológico. Este é apenas um pequeno passo, mas se todos nós dermos pequenos passos, tudo junto poderá significar um futuro melhor para nós e para os nossos filhos.
Penso ainda que o estado deveria incentivar mais à compra destes veículos, à instalação de painéis solares, etc. Esperemos que um dia estes incentivos sejam realmente incentivantes, pois sem essa ajuda não há carteira possa suportar os custos actuais destes equipamentos.
Gostaria ainda que a entidade gestora dos lixos na nossa zona (Ambilital) ponderasse a instalação de mais ecopontos porque por mais boa vontade que as pessoas tenham, não estão dispostas a andar varias centenas de metros com o lixo separado até ao ecoponto mais próximo, tendo um tradicional balde de lixo a poucos metros da porta.

Sem comentários: