sexta-feira, setembro 15, 2006

Bicicletas! De preferencia muitas mais.

Ao ler o post anterior da minha parceira deste grande blog, que é o blogar a direito, pensei vou fazer um comentário, mas depois pensei melhor e resolvi colocar um post, em género de comentário, então aqui vai:

Sem dúvida que uma ciclovia deste género é um grande avanço para quem nada tem, ou pouco tem, que é mais ou menos o nosso caso (Grândola) e o caso de muitas outras cidades, vilas e aldeias deste nosso Portugal.
Não ponho em causa a validade que uma ideia destas pode ter (especialmente se nada mais existir), mas como eu sou um pouco radical gostaria que olhassem com atenção para o lado direito da foto ..... já olharam? Reparam em algo fora do comum? Não!
O passeio é bastante largo, em vez de uma ciclovia deste género porque não perder-se um pouco do passeio e construi-la fora da via de circulação destinada aos veiculos automóveis, como as imagens seguintes mostram.

Esta imagem e a seguinte são de ciclovias em Lisboa, mas Beja também apostou na construção de ciclovias deste género já há alguns anos. Penso eu, que estas são substancialmente mais seguras para quem circula nelas, mas nós estamos a anos luz de tudo o que é bom senão vejamos:

Lisboa, Aveiro, Bejas e outras cidades do nosso país já vão tendo umas ciclovias engraçadas, mas gostaria de vos dar dois exemplos do que é estar na vanguarda da defesa da qualidade de vida e do meio ambiente. o Primeiro deles vem da Alemanha, de uma pequena cidade situada próximo de Hannover, de seu nome Wolfsburg, nesta cidade o transito automóvel é completamente proibido no seu centro (qual dia sem carros)

Todas as suas artérias têm passeios largos com ciclovias, à semelança da que se vê na imagem da esquerda. Nos limites da cidades existem parques de estacionamento onde se pode deixar o carro e seguir para qualquer ponto da cidade de autocarro.

O segundo exemplo vem de uma cidade americana, capital do estado do Oregon - Portland. Esta cidade é a escolha ideal para visitar ou morar de um amigo das bicicletas, isto porque: Pode-se levar a bike para todo o lado, inclusivé podemos entrar num hotel de 5 estrelas com ela ao lado. Os autocarros têm plataformas especiais para carregar bicicletas e os autocarros são gratuitos no centro da cidade de forma a incentivar ainda mais o não uso do carro.

Se o mundo tivesse seguido estes (bons) exemplos de certeza que hoje viveriamos todos muito melhor.



2 comentários:

cs disse...

O exemplo que deste de Portland é excelente, .... aliás, parece que Portland excede as expectativas parecendo ser o paraíso dos ciclistas. Mas a ideia reside mesmo nesse exemplo, ou seja, não basta ter ciclovias nos arredores das cidades para dar uma voltinha de bicicleta, mas sim criar condições dentro das localidades para que as pessoas se possam deslocar de bicicleta e não de carro.

Anónimo disse...

Eu já não pedia tanto!!!!!!!!!!!!