quinta-feira, agosto 17, 2006

Serão os Ecos realmente de Grândola?!

Neste meu primeiro post, neste renascido blogar a direito, venho-vos falar de assunto que já há algum tempo discuto no meu círculo de familiares e amigos.
Sou assinante do Ecos de Grândola desde pouco tempo depois da sua fundação e, há algo no seu conteúdo informativo, que cada vez mais me vai aborrecendo, passo a explicar; O Ecos de Grândola, que se auto intitula um “mensário informativo em prol dos interesses do concelho” tem, na minha opinião, cada vez menos informação do concelho, ou seja, e agora coloco-vos eu a seguinte questão: Será necessário que o conteúdo de um jornal local com publicação mensal tenha, tanta estória, tanta história, tantas colunas com assuntos e politiquices nacionais?
Na minha modesta opinião não! Penso eu, que quem assina ou compra o Ecos mensalmente não procura tanta informação histórica, tantas estórias, tanta poesia, tantos assuntos de âmbito nacional mas, penso eu, procura informações de Grândola e do seu concelho. Ainda na minha modesta opinião, penso que um pouco de história do concelho, uma ou outra estória e um pouco de cultura através de colunas que falem de livros, cinema ou outro assunto cultural serão sempre bem vindas, mas notícias do concelho serão também muito bem vindas e, acho muito salutar que se fale da Musica Velha e das suas iniciativas, acho muito positivo que se dedique algum espaço ao desporto, embora se fale apenas de um dos clubes do concelho e os outros? E as outras instituições, colectividades e grupos do concelho?
Nem os colunistas que normalmente falam de assuntos políticos se escapam desta tendência, quer seja nos espaços dedicados ás comissões politicas concelhias, quer seja nos espaços dedicados a outros colunistas. Os assuntos políticos de âmbito nacional já são por demais falados e noticiados nos órgãos de comunicação nacionais (rádios, televisão e jornais), para quê voltar a falar deles no Ecos? Porque não se fala da política da nossa praça? Porque não se fala dos projectos políticos das comissões politicas concelhias? Porque não se fala dos problemas que assolam o nosso concelho? Sinceramente não sei e não percebo!
No entanto não quero terminar sem antes deixar uma palavra em honra de um nosso saudoso amigo, que tanto fez nesta nossa terra e, que já com idade avançada, mas que graças a sua interminável energia conseguiu criar o único jornal de local de Grândola, o nosso amigo Fataca.
Que se melhore o Ecos em sua honra!

3 comentários:

Maria Papoila disse...

Não minha cara, os Ecos são de alguns que se tentam promover a todo o custo! O pior é que essa promoção tem-nos proporcionado linhas e linhas de despautérios e frivolidades. No Ecos, só alguns têm a palavra! Mas o pior é que o que dizem não tem interesse para ninguém, a não ser para eles próprios. Mas isso não me surpreende, até porque um dos colunistas do jornal é tratado como se fosse um "afamado" escritor e tem algum peso na política do concelho. Só é pena que também não diga, ou escreva, nada de jeito. Pura verborreia! Imagina lá que se começava a discutir política no Ecos de Grândola! Não achas que isso iria ferir a susceptibilidade de alguns? Era uma verdadeira escandaleira, já para não dizer que metade dos colunistas do jornal deixavam de participar. E depois, onde é que eles e elas iriam publicar as tais estórias e relatos verdadeiramente nonsense? Só se fizessem um blog! Mas aí corriam o risco de terem poucos leitores (não é que agora tenham muitos)! Enfim, compreendo o teu ponto de vista e concordo com ele porém, não acredito em milagres!

cs disse...

A minha opinião relativamente a este assunto é a seguinte: parece-me que o que é realmente importante é que o Ecos espelhe informação relativa ao concelho de Grândola a todos os níveis, a nível político, social, cultural, desportivo, ambiental, económico, e outros assuntos grandolenses, sem prejuízo de algumas pessoas quererem partilhar a sua opinião com os leitores, coisa que só lê quem quer e quantos artigos quiser. Não nos podemos é esquecer da realidade concelhia para dar ênfase a tanta poesia e a tanta história do tempo dos afonsinhos, por favor... pessoalmente, acho aborrecido, sem sal e sem tempero!
Que tal uma mudança de assuntos?

;-) disse...

Acho, devemos ter em conta o esforço, para esse projecto. Mas tambem vejo que realmente fica um pouco distante do seu propósito, a divulgação de noticias sobre o concelho, pois o que transparece nas suas edições quase um "copy & paste" de edições anteriores, os colunistas são os mesmos, pouco variam, os assuntos tambem.
O nosso concelho tem muito mais para divulgar, acho que o problema está "não" existência de um reporter/jornalista há altura e com disponibilidade para realizar recolha de informação e o seu tratamento. O jornal não pode ficar apenas dependente dos seus colaboradores que todos os meses enviam os seus artigos para serem publicados.