segunda-feira, abril 02, 2007

O maior Português de sempre


Hoje venho-vos falar do maior Português de sempre, que foi eleito há cerca de uma semana atrás pelos telespectadores do Canal 1 da R.T.P.

Para espanto de muitos portugueses, nos quais me incluiu, vi o líder do estado novo, António de Oliveira Salazar ser eleito o maior português de sempre, seguido pelo ex-lider do Partido Comunista Português, Álvaro Cunhal.

Vamos então analisar estes resultados, se era estranho ver Salazar no topo do top dos maiores portugueses, mais estranho ainda é ver Salazar seguído de Cunhal (os opostos atraem-se). No meu modesto ponto de vista, estes resultados nada significam, e passo a explicar porquê:

  • Esta iniciativa não é mais do que um concurso, não tendo por detrás qualquer tipo de amostragem relativa a um universo representativo da população portuguesa;
  • Segundo o mecanismo de voto, apenas validava o número de telefone de onde era efectuada a chamada, podendo por isso a mesma pessoa votar varias vezes desde que utiliza-se números diferentes;

De um ponto de vista mais subjectivo gostaria, ainda de referir que só fundamentalistas, poderiam eleger Salazar como o maior português de sempre. Salazar foi acima de tudo um ditador, que a seu favor apenas teve o facto de não ter criado fortuna própria, tendo posto Portugal no top 10 dos países com mais reservas de ouro, mas e a que preço? Sem duvida um preço que ainda hoje todos nós pagamos, e continuaremos a pagar nos anos vindouros. Desta dura factura podemos referir o atraso tecnológico, a elevado grau de analfabetismo (30% da população nos final dos anos setenta), os desaparecimentos, uma guerra colonial que ceifou a vida a muitos portugueses e deixou outros com traumas até hoje, a repressão por parte da polícia politica, etc, etc…

Portanto qualquer pessoa que não seja fundamentalista, ou que não viva no passado e cujo a linha orientadora da sua vida não seja os três Fs (Fátima, Futebol e Fado), nunca poderia, no meu ponto de vista, ter eleito o maior português de sempre o líder do estado novo: Salazar.

1 comentário:

Anónimo disse...

incluiu? Será que quis dizer incluo? Ele incluiu( pretérito perfeito), eu incluo(presente)! LOL!