domingo, dezembro 03, 2006

Augusto José Ramón Pinochet Ugarte


Dizem as notícias que Pinochet, o ex-ditador chileno, recebeu hoje de manhã a extrema-unção, após ter sofrido um ataque cardíaco, durante a passada madrugada.
No dia em que fez 91 anos, no passado dia 25 de Novembro, no discurso proferido pela sua mulher, mencionou: "Hoje, perto do fim dos meus dias, quero dizer que não guardo rancor contra ninguém, que amo a minha pátria acima de tudo e que assumo a responsabilidade política por tudo o que foi feito e que não tinha outro objectivo senão tornar o Chile maior e evitar a sua desintegração. Assumo total responsabilidade política pelo que aconteceu".
Acusado de fuga ao fisco e de violação de direitos humanos, e depois de ter sido considerado mentalmente apto para ser julgado, Pinochet disse, no seu último depoimento:"Deus me perdoará se cometi excessos, o que não acredito", e o ex-ditador também "lamenta as perdas humanas".
Que a extrema-unção o alivie espiritualmente e fisicamente nesta hora, não apaga aquilo que fez durante a sua vida e durante o tempo em que governou o Chile. Que Deus o perdoe.

1 comentário:

Anónimo disse...

E diz ele que não guarda rancor contra ninguem!!! Coitadinho.